sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Saiba o que é Medula Óssea




A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.
A medula óssea é, pois, um órgão hematopoiético. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de células que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de células e fibras que compõem uma malha para sustentar todas as células referidas (fibras e células reticulares). É onde estão as células progenitoras das células sanguíneas. Ali também têm origem as alterações que vão ser responsáveis por inúmeras doenças. No homem adulto sadio produz cerca de 2,5 bilhões de eritrócitos, 2,5 bilhões de plaquetas e 1,0 bilhão de granulócitos por kg de peso corporal.



A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue:
glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos). Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande número de multiplicações celulares.
A medula óssea mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir células sanguíneas e para isso depende de abundante e contínuo suprimento de substâncias.
Para elaborar novos glóbulos vermelhos ela aproveita restos de glóbulos vermelhos envelhecidos e destruídos, ferro contido na hemoglobina é reaproveitado.


Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal?


Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.


O que é transplante de medula óssea?


É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.


Quando é necessário o transplante?


Em doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda. No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode ser indicado.
Anemia Aplástica: É uma doença que se caracteriza pela falta de produção de células do sangue na medula óssea. Apesar de não ser uma doença maligna, o transplante surge como uma saída para ‘substituir’ a medula improdutiva por uma sadia.
Leucemia: É um tipo de câncer que compromete os glóbulos brancos (leucócitos), afetando sua função e velocidade de crescimento. Nesses casos, o transplante é complementar aos tratamentos convencionais.
Mieloma Múltiplo: é um câncer que se desenvolve na medula óssea, devido ao  crescimento descontrolado de células plasmáticas ocasionando a destruição dos ossos e a fraturas ósseas.
Existem outros tipos de doenças que podem requerer o Transplante de Medula Óssea para alcançar a cura.
Combate ao Câncer

Lenços unem mulheres com câncer e ajudam a enfrentar a doença



 Flávia Flores


Cor e alegria são duas palavras que não costumam vir à mente quando o assunto é câncer. Mas são elas, sim, que estão nas histórias de mulheres que enfrentam ou enfrentaram tratamento oncológico e adotaram lenços como acessórios nessa difícil fase.
 
"Se antes era mais para disfarçar a falta de cabelo, o lenço hoje é tido até como uma bandeira. Ela se sente orgulhosa de estar vencendo uma luta dessas. Eu acho que ajuda a se sentir mais segura, mais poderosa, mesmo, nessa fase tão pesada. Foi assim comigo", conta a atriz Flávia Flores, 38, hoje curada de um câncer de mama diagnosticado em 2012.
 
Quando ficou doente, Flávia criou uma página no Facebook para falar sobre o câncer e dar dicas de beleza para outras mulheres que passavam pela quimioterapia. Entre elas, como se produzir com o tecido, amarrado de diversas maneiras.
 
"Nessa rede que foi criada, eu comecei a dar lenços e a receber, também. Mas a troca começou a ficar grande demais, eu não dei conta", explica. Foi então que, há pouco mais de um ano, surgiu a parceria com o Hospital Santa Paula, em São Paulo.

Nesse período, o Banco de Lenços recebeu mais de 4.000 peças, higienizadas e catalogadas. Cerca de 1.000 já foram distribuídas a mulheres que fizeram o pedido pela internet (www.bancodelencos.com.br ).
 



UOL

Instituto São Jerônimo está precisando de nossa ajuda


 

DOE:
*leite
*fraldas infantis M e G
*lenços umedecido
*sabonetes
*cremes dental
*shampoo
*condicionador

PONTOS DE ARRECADAÇÃO:
*Supermercado Cosme e Damião
*Lojas Redes da avenida Brasília/SB
*Lojas MUG
*Lojas Fernandes
*Paróquia Santa Luzia
*35º Batalhão da Polícia Militar (Frimisa)
*PMMG: 58º Cia (Londrina)
*PMMG: 69º Cia (Palmital)
*PMMG: 71º cIA (São Benedito)
ENDEREÇO do Instituto São Jerônimo:
Rua Floriano Peixoto, 409, Santa Luzia / MG
Telefax: 31 - 3641- 1078  

Doação: banco de sangue está com estoque baixo, em Minas

Após período escasso de doações, Fundação Hemominas pede ajuda à voluntários

Hemominas pede doações de sangue para preservar o estoque
EM MINAS, O BANCO DE SANGUE ESTÁ COM BAIXAS DE 40% NA RESERVA DO TIPO O- E DE 30% DO 
O número de doações de sangue caiu muito nas últimas semanas, em decorrência do período de férias seguido do carnaval, reduzindo o banco no estado todo. A Fundação Hemominas pede ajuda para preservar o estoque de sangue, principalmente do tipo O negativo, com baixa de 40%, o mais importante nos casos de emergência em hospitais. No total, o banco está 11% abaixo do ideal, e o tipo sanguíneo O positivo também está em falta, agravando a situação em Minas.
Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, estar em condições plenas de saúde, peso acima dos 50Kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. No dia é preciso apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. Você também pode agendar a doação por telefone: disque 155, opção 8.
Para outras informações acesse o site do Hemominas.
 
 

Doação de sangue pode reduzir pontos na CNH, segundo projeto na Alepe


130dcf99fe8cfe909e2fef9a71179050
Proposta que assegura baixa na pontuação da carteira para condutores que doem sangue em Pernambuco ainda será votada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco
Um projeto do deputado estadual Vinícius Labanca (PSB) em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prevê uma baixa na pontuação da carteira de habilitação para condutores que sejam doadores de sangue. A proposta, de número 668/2016, busca incentivar a doação em Pernambuco e ainda passará por três comissões antes de ser votada no plenário da Casa.
Segundo o projeto, a baixa da pontuação fica assegura a todos os doadores de sangue que atingirem pelo menos 20 pontos na carteira, desde que eles não tenham cometido infração gravíssima. A regra valeria mesmo para pessoas que ainda não tenham realizado a doação, mas procurem uma unidade de saúde para realizar a coleta.
Pela proposta, as unidades de saúde teriam que fornecer ao condutor uma declaração e uma carteirinha que comprovasse a data e o local da coleta. Com a declaração, o certificado do curso de reciclagem e o comprovante de pagamento das multas, a baixa dos pontos poderia ser solicitada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por meio de um formulário.
Hoje, após responder a um processo de suspensão da habilitação, o motorista pode esperar meses para poder fazer o curso e recuperar o direito à condução. A Lei precisará ser regulamentada em até 90 dias pelo Executivo.
Para a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PE), Semiramis Queiroz, o projeto tem uma origem boa, mas não traz o caráter punitivo e educativo para os condutores. Ela lembra que o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já prevê ocasiões em que os pontos podem não ser contabilizados por causa de atenuantes.
“É uma coisa meio louca. Existem tantas formas de incentivar a doação através de campanhas, e você vai fazer isso com o trânsito? Em vez de penalizar o infrator, a gente fica procurando formas de ele se redimir”, avalia Semiramis.
 

Tabela de doação de sangue - Quem doa pra quem



Qual o seu tipo sanguíneo? Saiba para quem você pode doar sangue e de quem você pode receber uma doação.




    E-mail: gotassalvadoras@gmail.com

Campanha 2 "Sofia Abranches Martins"



ಌ⋰⋱ಌ⋰⋱ಌ⋰⋱ಌ⋰⋱ಌ⋰⋱ಌ⋰⋱ 
ATENÇÃO GOTAS SALVADORAS DE FORTALEZA 
Tem uma princesinha precisando de sangue e plaquetas seu nome é 
Sofia, Quer ajudar? Passa lá no Fujisam (Av Barao de Studart, 2626) informa que quer doar sangue e plaquetas para SOFIA ABRANCHES MARTINS.

Pedido via Luciana Macedo

SOCIAL MEDIA

MARCADORES