quinta-feira, 10 de março de 2016

Sancionada lei que visa campanha de conscientização à doação de sangue

De autoria da Deputada Estadual Thaise Guedes (PSC), o governador Renan Filho sancionou a lei de nº7. 714 que institui a campanha de conscientização à doação de sangue. A campanha que inclui palestras e outros meios ministrados nas unidades de administração direta, indireta, fundacional e autárquica, visa esclarecer dúvidas e oferecer orientações quanto à importância da doação de sangue. As ações serão ministradas por profissionais das áreas de saúde, educação e serviço social.
Para a deputada, a iniciativa pode formar, em médio prazo, uma geração de cidadãos sabedores da importância e da amplitude de gestos como a doação de sangue. “Em algumas cidades do Estado, os estoques são insuficientes para atender os pacientes que precisam de transfusões, podendo acarretar em perda de vidas. Não há dúvidas de que a doação de sangue além de ser um ato de cidadania é uma necessidade, por isso é imprescindível que se adote medidas mais efetivas no sentido de conscientizar a população”, afirma Guedes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem distante, não chegando a 2%. “A falta de tempo das pessoas ainda é a grande justificativa para a baixa contribuição nas doações de sangue. A campanha de conscientização visa estimular a responsabilidade social e o compromisso que todos nós temos com a sociedade” finalizou a parlamentar.
Fonte: Ascom/Thaise Guedes

SOCIAL MEDIA

MARCADORES