sábado, 26 de março de 2016

Anatomia Normal da Mama – Série sobre os tipos de câncer

anatomia normal da mama


Anatomia Normal da Mama

Para entender o câncer de mama, a imagem ajuda a ter alguns conhecimentos básicos sobre a estrutura normal dos seios.

A mama é composta de glândulas chamadas lóbulos que podem produzir leite e tubos finos chamados ductos que transportam o leite dos lóbulos ao mamilo. O tecido da mama também contém tecido adiposo e conjuntivo, nódulos linfáticos e vasos sanguíneos.

Para entender o câncer de mama, a imagem ajuda a ter alguns conhecimentos básicos sobre a estrutura normal dos seios.

O tipo mais comum de câncer de mama é o carcinoma ductal, que começa nas células dos ductos. O câncer da mama pode também começar nas células dos lóbulos e em outros tecidos do peito. Câncer de mama invasivo é o câncer que se espalhou a partir de onde começou nos ductos ou lóbulos para o tecido circundante.

Nos Estados Unidos, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres depois do câncer de pele. Pode ocorrer em ambos: homens e mulheres, mas é muito raro em homens. Cada ano existem cerca de 2.300 novos casos de câncer de mama em homens e cerca de 230.000 novos casos em mulheres.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Com informações da American Cancer Society, INCA e National Cancer Institute.

Fonte: Combate ao Câncer

SOCIAL MEDIA

MARCADORES