sábado, 27 de agosto de 2016

O meio Publicitário “Estatuto da Pessoa com deficiência”

O MEIO PUBLICITÁRIO E O NOVÍSSIMO (JANEIRO DE 2016) ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

A Lei 13.146, de 05 de julho de 2015 (chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ou simplesmente "Estatuto da Pessoa com Deficiência") , foi publicada no Diário Oficial em 07 de julho de 2015. E foi publicada para entrar em vigor 180 (cento e oitenta ) dias depois da sua publicação o que coincide mais ou menos com o dia 03 de janeiro de 2016. E eu digo "mais ou menos" porque depende de quem e como fizer a contagem. O correto é contar sempre a partir do dia seguinte ao da publicação. Se for contado assim, ela entrou mesmo em vigor no dia 03 de janeiro de 2016.
Essa Lei - entre outras coisas - também afeta os serviços prestados pelas Agências de Comunicação e Digitais, Veículos e quaisquer outros meios de veiculação e divulgação de mensagens que pretendam COMUNICAR algo às pessoas; com fins comerciais e mercadológicos ou não.
Portanto, o Estatuto da Pessoa com Deficiência não está regulamentando apenas a acessibilidade física das pessoas (que já estava mesmo merecendo uma regulamentação mais rigorosa), mas também uma espécie de acessibilidade "perceptiva" (talvez pudéssemos qualificá-la de "sensorial") ou de comunicação para aqueles que têm mais dificuldades para se comunicar ou receber o produto da comunicação feito pelos meios convencionais.
Os grandes anunciantes já estão se movimentando para se adequar à nova regra e, de certa forma, já estão pressionando as suas agências de Propaganda e Digitais para que sigam a Lei nas suas mensagens de comunicação e mercadológicas. E as agências já estão nos consultando a respeito.
A Lei 13.146/15 regulamenta expressamente (entre outras coisas, como dissemos antes) os "serviços de radiodifusão de sons e imagens utilizados pelos anunciantes" que deverão permitir o uso de (i) subtitulação por meio de legenda oculta; (ii) janela com intérprete da Libras; e (iii) audiodescrição".
O mesmo se aplicando para os canais "virtuais" (como a Lei os chamou, provavelmente querendo referir-se ao meio digital).
Tudo, segundo a Lei, deverá ter "formato acessível" (o que é meio vago...).
Esteja atento, como PUBLICITÁRIO ou atividade afim.


Advogado/Sócio na Roberto Schultz & Cia. Ltda.


Campanha Ruth Pacífico de Souza Rocha







Gotas Salvadoras, essa é a Vitórias a filha da Tatiana de BH. Ela tem 2 anos e autista e se alimenta por sonda.
Pensamos de fazermos uma campanha. Quem puder doar.. doa, mesmo que seja 5, 10 reais...
Se cada pessoa doar um pouquinho, acho que conseguimos alcançar nossos objetivos....
Tatiana é mãe de cinco filhos: Ruth, Vitória, Pedro, Ana e Luiz
Conta para doação
Banco do Brasil
Agência: 5873-4
Conta Corrente 2266-7
Tatiana Rocha Santos
Todas as imagens foram enviadas pela mãe que autorizou a divulgação na campanha para filha dEla.
Descrição de imagem #pracegover:
A foto tem a menina Ruth de cabelo solto com um sorriso lindo, Ela está de blusa rosa, e a outra foto está mostrando a sonda por onde Ela alimenta.
Para salvar vidas. Basta estender sua mão.

SOCIAL MEDIA

MARCADORES