quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Campanha 'Setembro Dourado' é lançada em Belo Horizonte

Iniciativa alerta para diagnóstico precoce de câncer em crianças e jovens.
Setenta por cento dos casos podem ser curados se descobertos no início.


A campanha “Setembro Dourado” foi lançada nesta quinta-feira (1º) na Santa Casa de Belo Horizonte. A iniciativa é um alerta para o diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes. De acordo com os médicos, 70% dos casos da doença podem ser curados se descobertos no início.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos em todo o Brasil.
Estima-se que ocorrerão cerca de 12,6 mil novos casos no país em 2016 e em 2017 (por ano). O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). A doença é de difícil diagnóstico, porque seus sintomas podem ser confundidos com outros problemas.
Ajude às instituições que participam da campanha “Setembro Dourado”:


Santa Casa de Belo Horizonte: (31) 3274-7377
Fundação Sara Albuquerque Costa: (31) 3284-7370
Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape): (31) 3401-8000
Casa de Apoio da Associação Unificada de Recuperação e Apoio (Aura): (31) 3236-5900

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/09/campanha-setembro-dourado-e-lancada-em-belo-horizonte.html?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Empresa brasileira lança Van Acessível com sistema revolucionário! - IVECO Bus


No dia 08/08, a empresa Iveco Bus lançou a nova van Daily Elevittá com um inovador conceito de acessibilidade para transportar passageiros com mobilidade reduzida de forma simples e segura.


Com 18 lugares, a Daily Elevittá projetou 3 lugares que podem ser utilizadas tanto por cadeirantes, obesos, idosos e outros, quanto por pessoas sem nenhum tipo de necessidade de acessibilidade.



Sabemos que para entrar em vans, muitas pessoas possuem dificuldades para embarcar e desembarcar subindo degraus, o que acaba muitas vezes fazendo que elas evitem utilizar esse tipo de veículo. E isso realmente é um problema, pois geralmente é através destas vans que são feitas as locomoções do dia a dia, como por exemplo: até a escola, universidade, passeios e até ao trabalho.


Pensando justamente nisso, foi criado um sistema que é utilizado para permitir que essas pessoas com mobilidade reduzida possam usar o transporte coletivo, de forma que a própria poltrona da van sai de dentro do automóvel e desce até a altura necessária para a pessoa sentar e poder ser recolhida para dentro da van. Um processo simples, seguro e discreto!



O Coordenador da Comissão de Estudo de Transporte com Acessibilidade e Fabricação de Veículos Acessíveis da ABNT, Eduardo Cazoto Belopede, afirmou que as opções que são usadas hoje em dia para transportar especialmente o cadeirante onde ele permanece na cadeira de rodas, não garante segurança e ainda acaba tirando lugares de dois passageiros, o que gera desvantagem para o investidor. Segundo Belopede, o sistema utilizado na Daily Elevittá é o mais recomendado e seguro para fazer o transporte de qualquer pessoa com, ou sem, deficiência.



Eu e meus amigos (que também são cadeirantes), podemos ver de perto o produto e até testar. Paulo Oliveira do blog Amigos Cadeirantes, estava presente e gostou muito da ideia:
"...Gostei muito do conceito de versatilidade, da agilidade e principalmente da inclusão. Pois, não ficamos excluídos no porta malas onde geralmente ficamos e nem andamos de lado. Podemos utilizar a van junto com nossos amigos e nos sentirmos iguais..." afirma, Paulo.




Paulo Oliveira testando o sistema de embarque e desembarque
Uma adaptação nos dias de hoje está custando em média 35% do valor do veículo, mesmo que o valor da Daily Elevittá ainda não está definido, a Iveco garante que não passará mais do que 20% do valor do veículo sem adaptação.

De acordo com as normas da ABNT, partir de Agosto de 2017 todas as vans deste porte terão que se equipar com mecanismo de acessibilidade. E a Iveco já correu na frente, além de ser a primeira empresa no mundo a criar uma van com este sistema, também foi a primeira a lançar esse produto aqui no Brasil que já sai de fábrica, completamente pronta para ser usada.

Veja o vídeo a seguir:

 
  

Mais um grande avanço brasileiro que facilitará muito a vida de nós, pessoas com deficiência, e que também trará lucros para seus investidores!


Cantinho dos Cadeirantes

SOCIAL MEDIA

MARCADORES