terça-feira, 20 de setembro de 2016

Uma prótese de LEGO que se transforma no que a criança desejar!



Por Ana Leite

IKO é um sistema protético criativo concebido para as crianças explorarem sua criatividade de uma forma lúdica, social e amigável.

A ideia é “ressignificar” o que são as próteses e a deficiência que está por trás delas. A falta de um membro não deve ser um limitador quando se tem a oportunidade de explorar e aumentar o seu potencial, criando, brincando e aprendendo.

As necessidades de uma criança com deficiência não somente estão relacionados com a limitação física, mas muitas vezes, com o aspecto social e psicológico; às vezes um elemento funcional é tudo o que precisam, mas outras vezes pode ser uma nave espacial, ou uma casa de boneca, ou um telescópio, ou um controlador de videogame… e tudo isso IKO pode ser usando LEGO!

IKO é constituído por uma base que se liga a parte superior do braço, tem uma bateria, um processador e os sensores que
detectam movimentos musculares e os envia para a outra extremidade do braço que pode ser um robô ou uma mão, a depender o que a criança queira. Há uma base separada para carregar a bateria.

Carlos Arturo Torres, que projetou o IKO, diz que as possibilidades de personalização são infinitas com blocos de Lego.

IKO é destinado a crianças na faixa etária de 3-12, que é uma fase importante para eles para desenvolverem a autoestima e confiança, e é aí que IKO pode dar-lhes um impulso. 

Assista o vídeo abaixo e conheça!




Via: http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2016/09/uma-protese-de-lego-que-se-transforma.html

Conheça Rodrigo...



Meu nome é Rodrigo Costa, tenho 19 anos, sou gaúcho e com uma enorme vontade de viver. Quando tinha 16 anos sofri um acidente de moto, onde tive uma lesão medular T4, que me tornou cadeirante.


No inicio passei dificuldades, minha vida mudou radicalmente, tive que repensar meus projetos novamente, pois foi como morrer e nascer de novo, aonde eu tive que reaprender a fazer tudo novamente de uma forma diferente.
Mas nunca desisti da vida, tenho uma força que Deus me consedeu dentro de mim tão grande que me ajuda a superar tudo e reconquistar e alcançar todos meus objetivos. Isso me fez amadurecer e crescer como pessoa e aprender muito.

Aprendi que a vida é maravilhosa, não importa a limitação ou qualquer outra coisa, temos que viver, superar-se a cada dia, agradecer a Deus a cada ensinamento, sempre sorrindo e espalhando energias positivas as pessoas. Esses pensamentos me trouxeram paz, e quando se tem paz no coração a vida se torna linda, isso me faz hoje ser uma pessoa imensamente feliz.
Umas das minhas superações foi saltar de bunguee jump, com a cadeira de rodas, onde tive um prazer de auto superação inexplicável, me fez sentir cada vez mais que podemos tudo que queremos, basta acreditar que podemos. Minha próxima loucura é saltar de paraquedas com a cadeira, pq a adrenalina e a superação me fazem bem.
Jesus disse: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus, se manifestasse na vida dele".

João 9: 1-3
Essa passagem bíblica resume uma das minhas missões na minha vida.



Fonte: Cantinho dos Candeirantes

SOCIAL MEDIA

MARCADORES