quarta-feira, 1 de março de 2017

Como conseguir uma cadeira de rodas pelo SUS






Sabemos que o Sistema Único de Saúde possui muitas falhas, mas também devemos reconhecer os seus méritos.
Para quem tem EM, além dos medicamentos de alto custo já disponíveis, também podemos conseguir órteses, próteses e cadeiras de rodas (manual, motorizada e de banho) pelo SUS, como qualquer cidadão brasileiro que precisa de algum desses instrumentos para auxiliar sua mobilidade e autonomia. 
Se você precisa de uma cadeira de rodas precisará passar pelo seguinte caminho:
1. Consulta com médico da rede pública (posto de saúde mais próximo da sua casa) que faça a solicitação para a cadeira de rodas.
2. Em alguns municípios brasileiros o pedido é feito no próprio posto de saúde, em outros, há um posto de saúde determinado para realizar o pedido. Apresente o pedido médico e cópia de seus documentos pessoais, incluindo o cartão do SUS.
3. Seu pedido será encaminhado e você deverá aguardar o contato do posto de saúde ou centro de reabilitação responsável pelo seu pedido. Nas cidades em que a cadeira é dispensada por um centro de reabilitação, você poderá fazer a reabilitação e acompanhamento para o uso da cadeira.
Lembramos que ter EM não quer dizer que um dia você precisará de uma cadeira de rodas. Muitas pessoas vivem com a EM uma vida toda sem precisar. Mas se você precisa de uma, não hesite em pedir a sua. Afinal, a cadeira de rodas não é uma prisão e sim um instrumento para que você possa continuar tendo uma vida social, sair de casa e ter qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCIAL MEDIA

MARCADORES